quinta-feira, 10 de março de 2011

História da Educação de Surdos I

                                                  Actividade 2

1. Distinga o Método da História Positivista do Método da Nova História.

O Método da História Positivista baseava-se numa história política e individualizada, o institucional do sócio. O objecto de estudo são os homens vivendo em sociedade, no aspecto económico, social, político, religioso, cultural, científico, técnico e psicológico.
Na Nova História passa-se a estudar o facto dentro do contexto onde está integrado.
O objecto da História é o “estudo dos homens ao longo do tempo”, inseridos na sociedade, no quadro da dualidade passado-presente e presente-passado.




2. Defina Fonte Histórica.

Fonte Histórica são vestígios do passado que podem ser estudados.


3. Distinga Fontes Primárias de Fontes Secundárias e dê exemplos.

Fontes primárias podem ser documentos, gravações, textos, etc. que foram criados no tempo em que se estuda. Como exemplos, temos os jornais, livros, assentos de registos públicos, cartas, entre outros.
As Fontes secundárias normalmente relacionam, discutem ou comentam as informações, factos, ideias que são transmitidos pelas fontes primárias. Uma fonte secundária ideal geralmente é caracterizada por reportar dados oriundos de fontes primárias, bem como por analisar, interpretar e avaliar os eventos que são objecto de estudo.


4. Indique as principais Fontes Históricas que conhece.

As fontes históricas são todos os vestígios deixados pelo homem que nos fazem conhecer melhor o seu passado.
Estas fontes podem ser materiais (objectos, ruínas, monumentos), escritas (documentos redigidos por uma administração ou instituição, livros de actos, livros  notariais, livros de contas, relatórios oficiais ou judiciais, registos paroquiais, inquéritos, etc.), orais / gestuais (que são importantes pelo seu papel na história imediata) e fontes gravadas ou audiovisuais ( que registam com fidelidade o facto através do som ou da imagem (disco, fita magnética, fotografia, diapositivo, filme, etc.)



5. Indique e caracterize as Ciências Auxiliares da História que estudou na aula.

As Ciências Auxiliares da História são:
Arqueologia - estuda os vestígios da actividade humana que dão perspectivas concretas do passado.
Cronologia - consiste na repartição dos factos históricos no tempo.
Filologia - é o estudo das línguas, das formas dos seus empregos, o historiador fica a saber como se fixa, conservam e transmitem os textos.
Genealogia - é o estudo da filiação dos seres e do sucesso das gerações.
Numismática - é a ciência das moedas que, como ciência auxiliar da história, permite elucidar questões dos domínios económico, social, político e cultural.
Onomástica - compreende o estudo dos nomes próprios e engloba a toponímia, a hidronímia, a antroponímia.
Sigiologia ou esfragística - é a ciência dos selos, entendendo-se por selo a impressão sobre uma matéria plástica, geralmente cera, de imagens ou caracteres gravados numa matéria dura, pedra ou metal.
Paleografia -  interessa-se pelas escritas antigas manuscritas, utilizados para transmitir a mensagem, assim como pelos materiais e instrumentos de escrita.




6. Indique quais as principais obras de referência na História dos Surdos.

As principais obras de referência na História dos Surdos são: Crossing the The Deaf Divide, The Deaf Experience, History Reader, The Deaf Mute Howls, Deaf, Deaf President Now, History of the College for the Deaf, 1857 – 1907
 


7. Elabore uma reflexão sobre a importância dos conhecimentos adquiridos nesta Unidade para efectuar uma boa investigação em História.

Hoje fazer uma pesquisa é muito mais fácil porque temos acesso a muitas informações através da internet e sem sair de casa. Este facto é muito importante. Mas é também muito importante saber que existem outras formas de fazer pesquisas ou investigações históricas. Conhecer diferentes fontes históricas, saber se elas são primárias ou secundárias torna a investigação mais verdade; conhecer as ciências que colaboram com a História como a arqueologia, cronologia, filologia, genealogia, etc é ter acesso a mais melhores informações acerca do passado.


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